A autoavaliação na aprendizagem de língua inglesa

Para conhecer um estudo sobre a autoavaliação na aprendizagem de língua inglesa em uma escola pública brasileira, recomendamos a leitura a seguir.
  • PUNHAGUI, G. C.; SOUZA, N. A. A autoavaliação na aprendizagem de língua inglesa: subsídio para reconhecimento da própria aprendizagem e gestão do erro. Roteiro, Joaçaba, v. 37, n. 2, p. 265-294, jul./dez. 2012. Disponível em: http://editora.unoesc.edu.br/index.php/roteiro/article/view/1715/pdf. Acesso em: 10 jun. 2022.

Ensino de inglês como língua franca

Para conhecer a perspectiva do ensino de inglês como língua franca e os desafios para a formação de professores/as, sobretudo, brasileiros/as, recomendamos as leituras a seguir.
  • EL KADRI, M. S.; GIMENEZ, T. Formando professores de inglês para o contexto do inglês como língua franca. Acta Scientiarium. Language and Culture, Maringá, v. 35, n. 2, p. 125-33, abr./jun. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v35i2.14958. Acesso em: 10 jun. 2022.
  • BORDINI, M.; GIMENEZ, T. Estudos sobre inglês como língua franca no Brasil (2005-2012): uma metassíntese qualitativa. Signum: Estudos da Linguagem, Londrina, v. 17, n. 1, p. 10-43, jun. 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5433/2237-4876.2014v17n1p10. Acesso em: 10 jun. 2022.

Multiletramentos no ensino de língua inglesa

Para conhecer uma experiência com multiletramentos no ensino de inglês em um contexto de vulnerabilidade social, recomendamos a leitura a seguir.
  • LENHARO, R.; CRISTÓVÃO, V. Multiletramentos no ensino de língua inglesa em um contexto de vulnerabilidade social. Revista Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 21, n. 1. p. 367-402, jan./jun. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/15151. Acesso em: 10 jun. 2022.

O uso da tecnologia no ensino-aprendizagem de língua inglesa

Para conhecer dois estudos sobre os impactos e as possíveis contribuições da tecnologia para o ensino-aprendizagem de inglês, recomendamos as leituras a seguir.
  • ARAGÃO, R.; LEMOS, L. WhatsApp e multiletramentos na aprendizagem de inglês no Ensino Médio. Polifonia, Cuiabá, v. 24, n. 35/1, p. 73-94, jan./jun. 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/6034. Acesso em: 10 jun. 2022.
  • FINARDI, K. R.; PORCINO, M. C. Tecnologia e metodologia no ensino de inglês: impactos da globalização e da internacionalização. Ilha do Desterro, Florianópolis, n. 66, p. 239-282, jan./ jun. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8026.2014n66p239. Acesso em: 10 jun. 2022.

O uso de músicas no ensino de língua inglesa

A música é um recurso que pode ser utilizado no desenvolvimento de diferentes habilidades de compreensão e produção em língua inglesa, além de favorecer a discussão de aspectos artísticos e culturais. Para conhecer pesquisas sobre esse tema, sugerimos as seguintes leituras.
  • GOBBI, D. A música enquanto estratégia de aprendizagem no ensino de língua inglesa. 2001. 133 f. Dissertação (Mestrado Interinstitucional em Estudos da Linguagem)—Universidade de Caxias do Sul e Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001. Disponível em: www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/3066/000331440.pdf. Acesso em: 10 jun. 2022.
  • GOMES, S. L. O uso de canções como ferramenta pedagógica para o ensino crítico em língua estrangeira: uma experiência nas aulas de inglês. 2012. 190 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Instituto de Letras, Universidade de Brasília, Brasília, 2012. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/10486/3/2012_SimoneLimaGomes.pdf. Acesso em: 10 jun. 2022.
  • WOYCIECHOWSKI, E. Música: uma proposta para o ensino de língua inglesa na escola pública. Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná [2022?]. Disponível em: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1807-8.pdf. Acesso em: 10 jun. 2022.

O uso de vídeos no ensino de língua inglesa

Vídeos em inglês (filmes, séries, entrevistas, animações), com ou sem legendas, são um recurso que pode ser utilizado no desenvolvimento de diferentes habilidades de compreensão e produção, além de favorecer a discussão de aspectos artísticos e culturais. Para conhecer pesquisas sobre esse tema, sugerimos as seguintes leituras.
  • GOMES, F. W. B. Filmes legendados e ensino de línguas adicionais: um breve panorama sobre as pesquisas no Brasil. Horizontes de Linguística Aplicada, v. 15, n. 1, p. 41-69, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.26512/rhla.v15i1.1418. Acesso em: 10 jun. 2022.
  • HAUSMANN, E. P.; CUGIK, L. S.; IGNACZUK, O. Filme como proposta de ensino e aprendizagem: o uso do cinema em aulas de língua estrangeira. Linguagens — Revista de Letras, Artes e Comunicação, Blumenau, v. 9, n. 3, p. 333-347, set./dez. 2015. Disponível em: http://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/4976/3100. Acesso em: 10 jun. 2022.